Por que os alimentos que engordam nos atraem mais? Como comer menos doces e gorduras?
Muitas pessoas quando vão criar ou revisar a lista de alimentos permitidos em suas dietas, se surpreende ao não encontram quase nenhum (ou até mesmo nenhum) dos alimentos que mais gosta na lista. A explicação para que as pessoas gostem mais de alimentos com maior quantidade de gorduras e açúcares é genética.
Um estudo da Universidade de Dundee, na Grã-Bretanha, realizou um teste de alimentação com cerca de cem crianças com idade escolar entre 4 e 10 anos, e concluiu que a atração por alimentos com maior quantidade de gorduras e açúcar é genética. Os resultados foram contundentes: as crianças que possuíam o “gene da obesidade” consumiam cerca de 100 calorias extras em cada refeição. Isso porque na hora de escolher os alimentos para consumirem entre várias alternativas, os mesmos preferiam alimentos gordurosos e açucarados em detrimento de várias outras opções saudáveis. Segundo os pesquisadores, o gene da obesidade está presente em cerca de 63% da população mundial.
Além do gene, os pesquisadores britânicos descobriram que outros fatores também influem, de forma que os alimentos ricos em gorduras produzem uma grande sensação de prazer na boca e contém o sabor dascomida. Quando se deixa de ingerir gorduras, a comida perde um certo sabor. Por outro lado, as comidas gorduras possuem um maior grau de satisfação, isso porque o corpo leva mais tempo para dirigir as proteínas do que os carboidratos).
A pesar das conclusões, nem todas as pessoas saciam sesu desejos alimentares com alimentos com muito açúcar e gorduras. Algumas pessoas se sentem satisfeitos ao consumir uma fruta como o abacaxi por exemplo, que tem um gosto muito doce. Ou seja, erroneamente as pessoas associam o “doce” com guloseimas extremamente calóricas.
Sentir satisfação ao comer frutas e verduras é uma questão de hábito, isso porque muitas pessoas conseguem comer uma fruta ou verdura por sua textura, sabor e até mesmo aparência. Isso aos poucos pode significar uma boa adaptação no corpo. A ingestão de carboidratos estimulam a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um neutrotransmissor de sentimento que produz uma sensação de bem-estar, enviando uma mensagem de satisfação e calma ao cérebro. Esse processo ocorre quando se come alimentos ricos em gorduras e não funciona do mesmo modo com frutas e vegetais.
Desta forma, agora que já sabe sobre os efeitos da alimentação na mente, pense bem antes de consumir muitas gorduras e carboidratos e tente promover uma mudança considerável nos hábitos alimentares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá, vi um comentário seu num blog dizendo q vc ta começando agora, então vim aki te dar uma força!!! Eu tb to começando agora...
Juntas vamos chegar lá!!
Bjks
Flor, eu não colocava uma verdura na boca, não comia frutas a não ser com leite condensado ou açúcar... mas hábito é tudo, me adaptei tão bem que consegui substituir as coisas mais caloricas que eu amava por outras tão ou quase tão saborosas quanto numa boa!
Hj faço questão de uma saladinha, frutas e legumes. Tudo questão de costume mesmo.
Muito bom o seu post... beijos
oiii. vc visitou meu cantinho. mas não deixou nada que eu pudesse encontrar teu blog!estava visitando outros blogs e te achei sem querer rsrs!desejo força e determinaçao nessa luta contra a balança ! bjs
Postar um comentário