terça-feira, 1 de setembro de 2009

Alimentos que engordam atraem mais

Por que os alimentos que engordam nos atraem mais? Como comer menos doces e gorduras?


Muitas pessoas quando vão criar ou revisar a lista de alimentos permitidos em suas dietas, se surpreende ao não encontram quase nenhum (ou até mesmo nenhum) dos alimentos que mais gosta na lista. A explicação para que as pessoas gostem mais de alimentos com maior quantidade de gorduras e açúcares é genética.


Um estudo da Universidade de Dundee, na Grã-Bretanha, realizou um teste de alimentação com cerca de cem crianças com idade escolar entre 4 e 10 anos, e concluiu que a atração por alimentos com maior quantidade de gorduras e açúcar é genética. Os resultados foram contundentes: as crianças que possuíam o “gene da obesidade” consumiam cerca de 100 calorias extras em cada refeição. Isso porque na hora de escolher os alimentos para consumirem entre várias alternativas, os mesmos preferiam alimentos gordurosos e açucarados em detrimento de várias outras opções saudáveis. Segundo os pesquisadores, o gene da obesidade está presente em cerca de 63% da população mundial.



Além do gene, os pesquisadores britânicos descobriram que outros fatores também influem, de forma que os alimentos ricos em gorduras produzem uma grande sensação de prazer na boca e contém o sabor dascomida. Quando se deixa de ingerir gorduras, a comida perde um certo sabor. Por outro lado, as comidas gorduras possuem um maior grau de satisfação, isso porque o corpo leva mais tempo para dirigir as proteínas do que os carboidratos).



A pesar das conclusões, nem todas as pessoas saciam sesu desejos alimentares com alimentos com muito açúcar e gorduras. Algumas pessoas se sentem satisfeitos ao consumir uma fruta como o abacaxi por exemplo, que tem um gosto muito doce. Ou seja, erroneamente as pessoas associam o “doce” com guloseimas extremamente calóricas.



Sentir satisfação ao comer frutas e verduras é uma questão de hábito, isso porque muitas pessoas conseguem comer uma fruta ou verdura por sua textura, sabor e até mesmo aparência. Isso aos poucos pode significar uma boa adaptação no corpo. A ingestão de carboidratos estimulam a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um neutrotransmissor de sentimento que produz uma sensação de bem-estar, enviando uma mensagem de satisfação e calma ao cérebro. Esse processo ocorre quando se come alimentos ricos em gorduras e não funciona do mesmo modo com frutas e vegetais.



Desta forma, agora que já sabe sobre os efeitos da alimentação na mente, pense bem antes de consumir muitas gorduras e carboidratos e tente promover uma mudança considerável nos hábitos alimentares.

3 comentários:

Aninha disse...

Olá, vi um comentário seu num blog dizendo q vc ta começando agora, então vim aki te dar uma força!!! Eu tb to começando agora...

Juntas vamos chegar lá!!

Bjks

Évora Alquimia disse...

Flor, eu não colocava uma verdura na boca, não comia frutas a não ser com leite condensado ou açúcar... mas hábito é tudo, me adaptei tão bem que consegui substituir as coisas mais caloricas que eu amava por outras tão ou quase tão saborosas quanto numa boa!

Hj faço questão de uma saladinha, frutas e legumes. Tudo questão de costume mesmo.

Muito bom o seu post... beijos

line disse...

oiii. vc visitou meu cantinho. mas não deixou nada que eu pudesse encontrar teu blog!estava visitando outros blogs e te achei sem querer rsrs!desejo força e determinaçao nessa luta contra a balança ! bjs